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Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Duração do curso: 3 anos (6 módulos semestrais)

Horário das aulas: turno da tarde (13h às 18h)

Grau do ensino: superior

Formação concedida: Tecnólogo(a) em Gestão Ambiental

Portaria de Reconhecimento: Portaria Nº 678, de 02 de março de 2005

Publicação da Portaria: D.O.U. Nº 42, de 03/03/2005, Seção 1, pág. 10

O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por finalidade formar profissionais de nível superior capazes de lidar com novas tecnologias ambientais, desenvolvendo práticas de gestão ambiental em prol da interação do homem com os recursos naturais. O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivos:

  • Formar profissionais aptos a gerenciar atividades produtivas, utilizando-se de novas tecnologias praticáveis ao interesse público e privado, minimizadores de impactos e eliminadores dos mesmos; e
  • Elaborar estudos e pesquisas tecnológicas direcionados ao planejamento e gestão ambiental aplicável à sociedade e aos setores produtivos públicos e privados. 

O profissional formado pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental terá capacidade de tratar as variáveis ambientais no contexto socioeconômico, de desenvolver a gestão ambiental nos processos industriais e de aprimorar os processos de produção visando ao desenvolvimento sustentável.

Perfil do Egresso

A formação educacional proposta no modelo curricular deve propiciar ao profissional condições de:

  • Analisar os parâmetros ambientais que o permitirão escolher a tecnologia apropriada para solucionar uma determinada questão ambiental;
  • Desenvolver alternativas metodológicas para solucionar problemas em ambientes diversos;
  • Avaliar os processos ambientais de maneira integrada, global sem barreiras geográficas;
  • Analisar as relações homem-natureza dentro do processo de desenvolvimento histórico;
  • Entender o homem como ser integrante desse ambiente e que se relaciona de acordo com suas peculiaridade sócio-culturais, políticas e econômicas;
  • Assimilar, integrar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos na área de sua formação;
  • Contribuir com equipes multidisciplinares na elaboração de projetos, inclusive EIA (Estudo de Impactos Ambientais), e RIMA (Relatório de Impactos Ambientais);
  • Organizar e realizar cursos e treinamentos na área ambiental e participar do planejamento de campanhas de prevenção da poluição e Educação Ambiental;
  • Cooperar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de interesse da sociedade;
  • Implementar sistemas de gestão em empresas industriais e de prestação de serviços;
  • Analisar processos de produção com vistas a minimizar os impactos ambientais decorrentes.
A base dos conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o aluno para:
  • Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área especifica de sua formação;
  • Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;
  • Realizar a investigação cientifica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;
  • Ter iniciativa, e exercer liderança;
  • Cumprir normas de segurança do trabalho;
  • Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional.
  • Avaliar as interferências positivas e /ou negativas do homem no meio ambiente;
  • Saber os princípios da conservação e gestão dos recursos naturais;
  • Conhecer e desenvolver metodologia e tecnologia de planejamento e gestão ambiental;
  • Trabalhar com mapeamento para a implantação de sistema de gestão ambiental e certificação ambiental;
  • Conhecer documentação jurídica e aspectos legais relacionados à poluição, degradação, recuperação e remediação dos recursos naturais;
  • Entender a importância da biodiversidade e sua relação com o ambiente no qual está inserida;
  • Identificar as paisagens fitogeográficas regionais;
  • Saber elaborar relatórios e projetos voltados ao equacionamento da problemática ambiental.
Última atualização: Segunda-feira, 04 de abril de 2011, às 09h01
 

Forma de Ingresso

O IFPI aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como metodologia de seleção de novos alunos para os cursos superiores de tecnologia, os bacharelados e as licenciaturas. Assim, o ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental estará disponível a candidatos que, tendo concluído o ensino médio e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), optou pelo curso de Gestão Ambiental durante o processo de disputa de vagas pelo SiSU. São oferecidas 40 (quarenta) vagas por ano, todas com entrada no primeiro semestre.

Além do ENEM, o curso poderá oferecer vagas aos portadores de diploma de curso superior, transferência (interna e externa) e reintegração de curso. Isso ocorrerá na dependência da sobra de vagas pelo SiSU. As refereidas vagas serão oferecidas no início de cada ano letivo, mediante lançamento de Edital, geralmente publicado no site oficial do Instituto Federal do Piauí (www.ifpi.edu.br).

O prazo para o aluno matriculado concluir o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFPI é de, no mínimo, seis e, no máximo, doze semestres letivos, estando aí incluído o período em que a matrícula tenha estado trancada.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h20
 

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado corresponde a uma atividade curricular obrigatória no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, a qual se concretiza mediante a inserção do aluno em um ambiente de trabalho, e tem por finalidade:

  1. Complementação do ensino e da aprendizagem;
  2. Adaptação psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional;
  3. Treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho;
  4. Orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

Adicionalmente, os objetivos do estágio supervisionado são:

  1. Desenvolver a capacidade de expressão escrita dos alunos quando da redação do relatório final de estágio supervisionado. Durante a elaboração do relatório de estágio o aluno deve levar em conta as normas técnicas e clareza do texto;
  2. Propiciar aos alunos oportunidade para desenvolver sua capacidade de expressão oral durante a apresentação do Estágio Supervisionado.

O estágio supervisionado pode ser realizado em qualquer período letivo a partir do quarto período, podendo ser realizado em instituições públicas ou privadas, sob a orientação e supervisão de professores ou pessoa credenciada para tal. Para realizar estágios, o aluno interessado deve se cadastrar no SIEE (Serviço de Integração Escola-Empresa), do IFPI, localizado no bloco A do Campus Teresina-Central (telefone: (86) 3215-5201).

A carga horária mínima do Estágio Curricular é de 360 (trezentas e sessenta horas), e deverá obedecer ao Regulamento Geral de Estágio Curricular da instituição e as normas do Curso, bem como estar relacionada com as áreas de atuação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Ao final do estágio, o aluno elaborará o relatório final, que será avaliado pelo professor orientador.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h26
 

Trabalho de Conclusão de Curso

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das competências a serem desenvolvidas pelos alunos durante a sua formação em Tecnólogo em Gestão Ambiental, que requer aprimoramento contínuo e produz resultados positivos para toda a sua vida acadêmica. Pretende-se, desta forma, o estudo de uma questão bem determinada e delimitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva, pormenorizada, sendo o tratamento escrito de um tema específico que resulte de investigação e pesquisa científica, com a finalidade de apresentar uma contribuição relevante ou original para a ciência.  

O TCC é atividade individual obrigatória, desenvolvido a partir do sexto período do Curso, com a elaboração de um Projeto de Pesquisa orientada por um docente do IFPI, e tem como resultado a redação do trabalho monográfico, com tema de relevante contribuição para a educação tecnológica.

O último semestre do Curso é destinado à realização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), através da realização de uma Monografia. O objetivo deste trabalho é possibilitar a síntese e integração de conhecimentos e conteúdos adquiridos ao longo do Curso.

A avaliação do aluno é através da defesa oral do Trabalho de Conclusão do Curso por uma banca examinadora, formada pelo orientador, e dois examinadores, que podem ser o co-orientador (caso haja) e, se necessário, haverá um terceiro avaliador convidado, que atue em área relacionada ao tema abordado e tenha titulação mínima de especialista.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h28
 

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas Acadêmicas - PIBAC, regulamentado pelo Conselho Diretor do IFPI, tem por finalidade propiciar ao aluno desenvolver habilidades inerentes à sua formação técnica e acadêmica, bem como incentivar talentos potenciais mediante sua participação em projetos, estimulando o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade decorrente das condições propiciadas pelo confronto direto com os problemas do ensino da pesquisa e da extensão.

A Bolsa Acadêmica na modalidade de iniciação científica objetiva incentivar alunos com vocações para a área da pesquisa científica ou tecnológica, interagindo com o orientador na busca do domínio do método científico, sob coordenação da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação. Essas bolsas poderão ser de natureza remunerada ou não remunerada.

Os recursos financeiros para implementação das bolsas de iniciação cientifica são provenientes do próprio IFPI. A iniciação científica tem a duração de 08 meses. As bolsas de Iniciação Científica serão concedidas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação do IFPI. Para concessão das bolsas, será exigido um projeto elaborado em formulário próprio, fornecido pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h31
 

Monitoria

No Programa Institucional de Bolsas Acadêmicas - PIBAC, é regulamentado também a bolsa acadêmica na modalidade de monitoria, cujo objetivo é auxiliar o desenvolvimento de determinada disciplina, no aspecto teórico ou prático, visando a melhoria do processo ensino - aprendizagem e criando condições para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à atividade docente, sob a coordenação da Diretoria de Ensino (DEN).

As bolsas de monitoria serão concedidas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação do IFPI e a seleção e realizada através de edital. Todo bolsista terá como orientador um professor do quadro efetivo do IFPI, em exercício, sendo este professor responsável, em todas as instâncias, pelo desenvolvimento das atividades programadas.

Podem se candidatar a bolsa de monitoria alunos regularmente matriculado no IFPI, desde que atendam os seguintes requisitos: Estar freqüentando regularmente o curso; ter cursado com bom aproveitamento a disciplina para o qual pleiteia a bolsa; ter concluído o primeiro módulo/série/semestre do curso para o qual pleiteia a bolsa; não ter vínculo empregatício; não possuir outra modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da FAPEPI, do Instituto Federal do Piauí ou de qualquer outra agência); não estar realizando estágio remunerado; possuir disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h32
 

Aproveitamento de Disciplina

A organização didática do IFPI estabelece que seja direito do aluno requerer o aproveitamento de seus estudos regulares realizados em outra instituição. Seguindo o prazo previsto no Calendário Escolar, ele pode dar entrada no processo de aproveitamento e ser dispensado de cursar a disciplina equivalente no IFPI.

Para requerer o aproveitamento de estudos, o aluno deverá ter cursado a disciplina no prazo máximo de 5 (cinco) anos, observando-se a compatibilidade de competências/conteúdos/carga-horária entre as disciplinas.

Última atualização: Quinta-feira, 07 de abril de 2011, às 10h33
 

Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação do ensino e aprendizagem será feito durante o processo de formação do profissional por meio de provas, trabalhos em equipe, resolução de listas de exercícios, elaboração de projetos teóricos e / ou práticos, relatórios técnicos de práticas de laboratórios e de visitas técnicas, apresentação de seminários, participação efetiva e envolvimento em visitas técnicas, bem como assiduidade e compromisso durante o desenvolvimento nas outras atividades complementares.

As diversas formas de avaliação deverão ser distribuídas ao longo do período letivo contemplando todo o conteúdo programático conforme pré-estabelecido na ementa da disciplina. No IFPI, é considerado aprovado em cada disciplina o aluno que alcançar o mínimo de 7,0 pontos na soma total das notas, ou 6,0 pontos após o exame final; e 75% de freqüência às aulas e outras atividades curriculares. 

No inicio do semestre o docente deve apresentar aos alunos o programa da disciplina contendo os objetivos, ementa, conteúdo programático, formas de avaliação, tipos de atividades complementares a serem desenvolvidas, recursos didáticos utilizados durante o desenvolvimento da disciplina, bibliografia básica e complementar. O professor deve dar conhecimento do resultado das atividades avaliadas ao aluno, no prazo máximo de 20 dias corridos a contar da data de realização das atividades, exceto em casos justificáveis. O resultado final do processo de avaliação deverá ser entregue a Coordenação de Curso, e a Coordenação de Controle Acadêmico no prazo estabelecido no Calendário Escolar. 

As avaliações das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado, e Atividades Complementares serão regulamentadas por normas específicas do IFPI. 

Última atualização: Sexta-feira, 15 de abril de 2011, às 15h25
 

No Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia...


O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia possui as seguintes informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental:

Perfil do Egresso:

O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Carga horária mínima
1.600 horas


Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de informática com programas específicos
 
Última atualização: Terça-feira, 21 de junho de 2011, às 09h24
 

Última atualização: Terça-feira, 14 de janeiro de 2014, às 16h31

Site desenvolvido por Rômulo Oliveira Barros

As informações contidas neste site não têm caráter oficial e não substituem as informações fornecidas pelos setores competentes do IFPI.

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